Logística de Produção: Tudo o Que Você Precisa Saber!

A logística de produção pode ser definida como um segmento da indústria automatizada, responsável pela gestão e controle dos materiais, mão-de-obra e informações referentes ao processo produtivo.
Esse tipo de logística tem como objetivo reduzir desperdícios e melhorar a fabricação dos produtos para a satisfação do cliente.
Quer saber mais? Continue acompanhando o nosso texto!

O que é logística de produção?

A logística de produção corresponde a todo o processo logístico que ocorre em uma empresa em relação aos produtos desenvolvidos, desde a compra de matérias-primas até a criação do produto.
Ela faz o controle de fabricação, além de mensurar quando e onde os produtos são fabricados. Esse sistema de produção começa pela estimativa de demanda.
Através dessa estimativa, é possível calcular o tipo de produção adequado para o cliente de maneira quantitativa e qualitativa.

Etapas da logística de produção

Para tornar os processos de logística de produção mais eficientes, ela é dividida em algumas etapas. Confira:
Gestão de transportes
São realizados os cálculos referentes aos custos de transporte da mercadoria e de qual maneira elas chegarão mais rapidamente ao cliente.

Checagem das cargas

Nessa etapa são verificados os seguintes pontos nas embalagens: tipo, quantidade e condições. Dessa forma, evitando erros e devoluções, o que contribui para a satisfação do cliente.

Controle de fretes

Nessa fase, acontece a análise da expedição do produto e se operação da frota é eficaz. Além disso, é observado se o tipo de veículo corresponde a necessidade da carga.

Roteirização das entregas

São analisadas as melhores rotas para a entrega dos produtos de modo que haja redução de custos com combustível e diminuição do tempo de entrega.

Análise de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho ajudam a compreender quais pontos do processo de logística de produção funcionaram e quais precisam de ajustes. E, nessa etapa, a análise dessa métrica acontece para otimizar os processos.

Sistemas de produção

Para atender todos os tipos de necessidades e clientes, a logística de produção possui diferentes maneiras de classificar os sistemas de produção.
Confira abaixo 4 deles:

Padronização de produtos

Os produtos padronizados são bens ou serviços que necessitam de um grau elevado de uniformidade por demandar de produções em grande escala. Nesse segmento se encontram produtos que os consumidores esperam encontrar à disposição nas prateleiras, como, por exemplo, alimentos industrializados, perecíveis ou produtos de limpeza.
Para atender a essa demanda, esses sistemas de produção podem ser organizados de modo que padronize mais facilmente os recursos de produção, tornando o trabalho realizado mais eficiente e com os custos reduzidos.

Produtos sob medida

Diferentemente da padronização, os produtos sob medidas são desenvolvidos para um serviço ou cliente específico. Neste caso, o sistema de produção se molda conforme as necessidades do cliente.
Temos como exemplo softwares desenvolvidos sob medida mediante a necessidade do comprador, que visam atender o mais próximo da expectativa do comprador. Pelo grau de especificidade e pela dificuldade de padronizar o serviço prestado, produtos sob medida tendem a ter custos mais elevados.

Processos em massa

A realização de processos em massa é muito comum dentro do método de trabalho adotado por empresas multinacionais. Neste caso, a produção necessita um nível altíssimo de padronização.
O fluxo dessa demanda pode ser considerado como estável, pois os projetos normalmente não necessitam de muitas alterações a curto prazo. Um bom exemplo para esse sistema de processo é a fabricação de automóveis.

Processos em lotes

A produção em lotes necessita de um certo grau de padronização e de uma série de operações que demandam de programação à medida que as operações anteriores são atualizadas.
Esses sistema de produção pode ser considerado relativamente flexível, visando atender a diferentes solicitações de clientes. Temos como um bom exemplo desse sistema a produção de produtos têxteis em pequenas escalas, restaurantes e oficinas mecânicas.

Considerações finais

A logística de produção pode ser denominada como o processo de desenvolvimento de novos produtos, visando tornar os processos operacionais mais produtivos, englobando todas as partes envolvidas na cadeia de um produto, partindo da parte de gestores e chegando até o consumidor final.
As etapas que ela possui são essenciais para garantir a qualidade dos produtos e a satisfação do cliente em relação a sua mercadoria e entrega.
Agora que você conhece tudo sobre a logística de produção, confira como a tecnologia pode ajudar a otimizar os processos logísticos em sua empresa: clique aqui!
 



Deltacooper

Fundada em 13 de setembro de 2000, a Deltacooper está entre as mais conceituadas cooperativas de trabalho para o setor de logística e transporte.


Saiba mais