Gestão de Frota:  9 Melhores Práticas

A gestão de frota é fundamental para o máximo aproveitamento dos veículos e economia de recursos. No entanto, muitas pessoas acham que esse gerenciamento deve ser feito apenas em empresas que usam caminhões para transporte. 

Mas, a verdade é que a gestão deve ser feita para qualquer veículo que seja utilizado com objetivos comerciais, independentemente do seu porte. 

O gestor de frotas é o profissional responsável por gerenciar e monitorar todos os automóveis, funcionários e processos de transporte realizados pela organização. Continue a leitura e descubra as melhores práticas para desempenhar essa tarefa com sucesso.  

 

O que é gestão de frotas? 

A gestão de frotas é a área responsável pelo planejamento estratégico e operacional dos veículos utilizados pela empresa. Seu objetivo é garantir que tudo funcione com eficiência e com os menores custos possíveis. 

 

Quais são os tipos de frotas? 

Existem vários tipos de frotas que são utilizadas de acordo com as demandas da organização.  

A escolha é feita com base no tipo de produto a ser transportado, velocidade e capacidade de passageiros.  

Os tipos de veículos usados são os mais variados: caminhões; carros; utilitários; motocicletas; ônibus e outros. Eles podem ser utilizados para frotas de entrega, transporte, comerciais, carsharing, aluguel e serviços públicos. Confira abaixo mais detalhes: 

 

  • Frotas de entrega: Tem como principal objetivo a entrega de produtos. 

  • Frotas de transporte: Voltadas para o transporte de produtos. 

  • Frotas comerciais: Veículos usados para diferentes finalidades em uma organização. Seja para transporte de funcionários, visitar clientes ou fazer manutenções externas. 

  • Frotas carsharing:  Compartilhamento de veículos. 

  • Frotas de aluguel: Empresas que disponibilizam veículos para locação. 

  • Frotas de serviços públicos: Veículos utilizados para prestar serviços à população. 

Dependendo das necessidades, mais de um tipo de veículo pode ser utilizado. Sendo que a gestão de frotas deve fazer a análise para identificar as melhores opções para o negócio, bem como a viabilidade de terceirização ou frota própria. Saiba mais a seguir. 

 

Frota própria ou terceirizada: vantagens e desvantagens 

É responsabilidade do gestor avaliar o modelo de frota mais vantajoso para a empresa e que atenda plenamente às suas necessidades. Conheça as vantagens e desvantagens de cada uma: 

 

Frota Própria   

Na frota própria são utilizados veículos de propriedade da empresa, que geralmente foram comprados com o CNPJ. 

Entre as vantagens desse modelo estão a centralização do controle, personalização do automóvel, agilidade e tomadas de decisões próprias (principalmente relacionadas à compra e venda dos automóveis). 

Como principais desvantagens podemos citar o alto investimento, gastos com manutenção e seguro, além da depreciação dos veículos.  

Por fim, algumas situações podem fazer com que a empresa fique temporariamente sem a sua frota, prejudicando os negócios, tais como: revisões, acidentes ou quebra. 




Deltacooper

Fundada em 13 de setembro de 2000, a Deltacooper está entre as mais conceituadas cooperativas de trabalho para o setor de logística e transporte.


Saiba mais