Tecnologia Aplicada à Logística: Conheça Quais São as Tendências do Mercado

Todos os dias surgem novas tendências de mercado que buscam otimizar a cadeia dos processos logísticos, inclusive a tecnologia aplicada à logística é uma delas.
Isso porque a tecnologia vem ocupando cada vez mais espaço no nosso dia a dia, buscando proporcionar rapidez e conforto nos nossos processos diários, tanto na vida pessoal quanto na parte profissional.
Se interessou pelo assunto? Continue lendo o nosso post e traga mais tecnologia para o seu dia a dia!
 

O que é a tecnologia aplicada à logística?

Os processos de automação dos serviços prestados têm se tornado cada vez mais comuns e nos mais variados segmentos do mercado. Dentro da logística é possível ver ferramentas como o TMS (Transportation Management System), mais conhecido como Sistema de Gerenciamento de Transporte.
Esse tipo de funcionalidade traz diversos benefícios para a empresa, tendo como foco principal maior controle no deslocamento das cargas, otimização dos processos e melhora significativa da qualidade dos serviços prestados.
Outra ferramenta bastante utilizada dentro dos centros logísticos é o CRM (Customer Relationship Management), mais conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, voltado para melhorar o relacionamento com os clientes e atendê-los de forma mais eficiente.
A utilização de bancos de dados, a automação dos processos e o surgimento constante de novas ferramentas para facilitar o dia a dia das equipes, tem tornado a tecnologia aplicada à logística uma realidade dentro de diversos centros logísticos, trazendo maior competitividade de mercado e qualidade dos serviços prestados.
 

Tendências do mercado

Com a crescente demanda por esse tipo de funcionalidade dentro das empresas, separamos as cinco principais tendências do mercado para a tecnologia aplicada à logística. Confira quais são!
 

Utilização de aplicativos

Quando o assunto é transporte de cargas, a comunicação é um dos principais pilares para se ter o tão esperado sucesso. A tecnologia através de dispositivos mobile aprimora e torna mais assertiva a comunicação com as equipes que estão em ambiente externos.
O simples fato de poder se comunicar com rapidez, torna a tarefa dos gestores muito mais prática e funcional. Além de auxiliar na comunicação, a utilização de aplicativos pode ser extremamente útil para que a gestão acompanhe o funcionário em todos os lugares, trazendo mais qualidade para o serviço prestado.
 

E-commerces + Transportadoras

O mercado de e-commerce já está consolidado no mercado brasileiro, no entanto, quando o assunto é qualidade no transporte, o caminho a se percorrer ainda é bastante longo.
Atualmente as transportadoras possuem apenas 10% de domínio no mercado nacional. Com o auxílio de novas tecnologias, essa realidade vem mudando. Todos os dias surgem novos aplicativos e ferramentas que otimizam o processo de entrega, tornando-o muito abrangente e traz novas oportunidades de negócios para as transportadoras.
Alinhando essa oportunidade com a necessidade gerada pelo aumento das compras realizadas pela internet, a tecnologia aplicada à logística nesse segmento tem se tornado fundamental para o crescimento de ambas as áreas.
 

Rastreamento

O rastreamento de cargas é fundamental para o bom andamento dos processos da cadeia logística. A possibilidade de saber o local exato onde está uma mercadoria, sinalizando possíveis ocorrências durante o percurso.
Esse controle é imprescindível para que a empresa tenha acesso a todas as informações durante o trajeto da mercadoria e traz para os consumidores informações precisas de onde está o produto adquirido. Portanto, é fundamental que a atenção com o rastreamento seja redobrada e que as informações disponibilizadas sejam verídicas.
 

Controle dos processos

Um dos principais pontos dentro de qualquer empresa é o controle dos processos internos e externos. No entanto, essa é uma tarefa que demanda muito tempo dentro das organizações.
A utilização da tecnologia para otimizar esse processo, gera para o negócio maior rapidez na tomada de decisões e na realização de procedimentos diários, o que torna a empresa mais competitiva no mercado e capaz de atender a demandas maiores.
 

Softwares de gestão de frotas

Os softwares de gestão de frotas vieram para facilitar e melhorar o relacionamento entre as partes envolvidas no processo. Através deles, é possível oferecer com agilidade soluções que sejam proveitosas para a integração entre a empresa e o consumidor.
Essa ferramenta é essencial no ramo da logística, pois a sua utilização permite que haja um controle maior da parte operacional da empresa, tendo como principal foco os veículos, o consumo de combustível e o alinhamento da equipe a uma possível programação de manutenção preventiva.
 

Considerações finais

A tecnologia aplicada à logística é essencial para a melhora dos processos logísticos que contribuem para a satisfação do cliente, ponto essencial para as empresas.
Diante disso, a tecnologia para o monitoramento de transportes e o rastreamento da mercadoria surgem como tendência, isso porque essa é uma fase essencial para as empresas controlarem a mercadoria e para que os consumidores possam acompanhar seus pedidos.
Sendo assim, fazer uma boa gestão de frotas é essencial para a cadeia logística. Confira as melhores práticas para esse processo: clique aqui!  



Deltacooper

Fundada em 13 de setembro de 2000, a Deltacooper está entre as mais conceituadas cooperativas de trabalho para o setor de logística e transporte.


Saiba mais