Terceirização em Logística: Tudo o Que Você Precisa Saber

A terceirização logística é uma ótima opção para as empresas que desejam profissionais qualificados para fazer parte de sua equipe.
De acordo com o Índice de Movimentação de Cargas no Brasil, publicado pela AT&M, no primeiro quadrimestre de 2021, o transporte de cargas teve um aumento de 38% em relação ao mesmo período de 2020.
Esse crescimento no setor logístico criou diversas oportunidades de trabalho que precisam ser preenchidas e a terceirização pode ser uma ótima opção para isso.
Você sabe quais são as vantagens da terceirização logística? Continue lendo esse texto e descubra!
 

O que é a terceirização logística?

O setor logístico foi contemplado na Reforma Trabalhista, que trouxe com ela a Lei da Terceirização, que permite a contratação de profissionais terceirizados tanto para as atividades-meio quanto para as atividades-fim de uma empresa.
Sendo assim, a terceirização compreende as contratações de colaboradores para a prestação de serviços nesse setor, os quais são indicados por empresas especializadas ou cooperativas de trabalho.
Ao optar por esse regime de trabalho, a empresa não possui nenhum tipo de vínculo empregatício com o profissional que foi terceirizado, por isso pode ser uma ótima opção para a redução de custos e para aqueles que desejam focar em seu negócio.
 

Vantagens da terceirização em logística

Os gastos com os processos logísticos de uma empresa podem consumir aproximadamente 12,37% do seu faturamento. Porém, além dos custos necessários, há desperdícios e prejuízos que podem ser evitados por meio de uma gestão eficiente do setor.
A terceirização é uma ótima alternativa para a redução de custos, mas esse não é o único benefício que ela pode trazer. Confira as principais vantagens de adotar esse regime em sua empresa:
 

Profissionais experientes

Os profissionais que são enviados por empresas de terceirização ou cooperativas de trabalho, já foram selecionados e treinados, por isso, a empresa pode se certificar que eles são capacitados para exercer as suas funções.
 

Redução de custos

Conforme apontou a pesquisa, mais de 10% do faturamento de uma empresa é comprometido pelo setor logístico. Ao optar pela terceirização as empresas têm uma redução de custos em relação aos encargos trabalhistas.
 

Gestão simplificada

Os profissionais são geridos pelas empresas de terceirização ou cooperativa de trabalho, então a folha de ponto, o pagamento, entre outras responsabilidades, não é da contratante. A contratante neste caso faz o pagamento apenas de uma nota fiscal de prestação de serviços, e deve acompanhar o relatório de pagamento dos tributos e impostos.
 

Foco no escopo principal da empresa

Para que uma empresa tenha o crescimento desejados e alcance resultados satisfatórios, é necessário que os gestores tenham foco no negócio.
Através da gestão simplificada, que é proporcionada pela terceirização, eles têm essa possibilidade, afinal, não precisam se preocupar com processos logísticos e gestão de colaboradores.

4 pontos que você deve observar antes de contratar uma empresa de terceirização ou cooperativa de trabalho

Assim como a contratação de qualquer outro serviço, antes de contratar profissionais terceirizados para sua organização, é preciso observar alguns pontos nas empresas. Confira:

- Idoneidade;
- Experiência no mercado;
- Documentação;
- Histórico de trabalho;
- Referências de outros clientes.
 

Como gerir uma equipe terceirizada?

A terceirização proporciona todas essas vantagens apresentadas anteriormente, porém, ainda é necessário fazer uma gestão para acompanhar a performance e a qualidade dos serviços que são prestados pelos profissionais.
Para fazer essa gestão de forma eficiente, separamos algumas dicas para você conferir:
 

Estabeleça indicadores de performance

Eles são necessários para que os colaboradores terceirizados conheçam os objetivos da empresa e suas responsabilidades individuais, além de os gestores conseguirem mensurar resultados importantes.
 

Invista em comunicação interna

É preciso informar constantemente sobre procedimentos, novidades, orientações, esclarecimento de dúvidas, entre outros.
 

Crie ações de valorização

Quando um profissional é reconhecido pelo seu trabalho, ele se sente valorizado e motivado. Então esse tipo de ação deve acontecer tanto para os profissionais contratados, quanto para os terceirizados.
 

Considerações finais

A terceirização de profissionais de logística é uma grande vantagem para as empresas, inclusive, ela pode ser feita através das cooperativas de trabalho, que proporcionam uma redução de até 60% dos custos trabalhistas.
Quer conhecer mais sobre as cooperativas de trabalho e como elas funcionam? Clique aqui e confira!
 



Deltacooper

Fundada em 13 de setembro de 2000, a Deltacooper está entre as mais conceituadas cooperativas de trabalho para o setor de logística e transporte.


Saiba mais