Quais São as Características Essenciais Para os Profissionais de Logística?

O setor logístico tem crescido nos últimos anos, diante disso, a procura por profissionais de logística tem aumentado.
No primeiro quadrimestre de 2021, o transporte de carga no Brasil teve um aumento de 38% em relação ao mesmo período de 2020, segundo o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, publicado pela AT&M
O setor de transporte, armazenagem e correio gerou 44.423 empregos CLT no ano de 2021, de acordo com dados do Caged, divulgados pela FecomercioSP.
O aprimoramento constante frente às tendências do mercado e o dinamismo diante das oscilações do mercado, são pontos fundamentais para aqueles que desejam crescer no ramo logístico.
Para auxiliar nesse processo, confira as características fundamentais para todos os profissionais de logística.
Continue lendo esse texto!
 

Quais são as principais atividades dos profissionais de logística?

Os profissionais de logística são responsáveis por todo o processo que ocorre na cadeia logística.
Confira as principais atividades atribuídas a esse profissional:
  • - Administração de estoque;
  • - Controle de armazenamento;
  • - Compra de suprimentos;
  • - Planejamento da movimentação interna;
  • - Gerenciamento da distribuição dos produtos.
 

Quais são as características essenciais para os profissionais de logística?

O mercado de trabalho precisa de pessoas capacitadas, mas saber disso já é uma realidade para muitos. Para os profissionais de logística, essa exigência tem se tornado cada vez mais requisitada.
Por esse motivo, separamos as principais características para os profissionais de logística. Confira:

Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é essencial para o bom andamento de uma empresa. Por isso, um bom profissional de logística, deve estar atento às necessidades da empresa e ter a estratégia como fato determinante na tomada das decisões.
No dia a dia, é necessário analisar maneiras eficientes de realizar o fluxo de entrada e saída com rapidez, aprimoramento dos processos logísticos, a velocidade no fluxo da cadeia de produtos, para trazer maior valor agregado a empresa e tornar o trabalho realizado mais eficaz.
 
Flexibilidade e Dinamismo
Em tempos instáveis, é necessário se tornar um profissional flexível que se adéque às necessidades do mercado e da empresa. Uma pessoa que não se encontra aberta para mudanças, dificilmente irá contribuir de maneira completa.
É necessário também estar sempre estudando, se especializando e ampliando o conhecimento, para se tornar um profissional que atende às demandas e possa pensar com antecedência em soluções.
 
Relacionamento e Comunicação
Para o bom funcionamento de uma empresa, os profissionais de logística devem ter em mente que o trabalho em equipe é fundamental para se alcançar o sucesso. É imprescindível que haja uma boa comunicação, para evitar erros e tornar o processo de solução de problemas mais eficiente.
Essa prática se estende também para os outros setores, tornando a comunicação sinérgica de modo a evitar falhas. Tais práticas irão levar para o consumidor final transparência nos processos logísticos e a redução de falhas de comunicação internas, trazendo mais eficiência para os serviços prestados.
 
Proatividade
Ser proativo também é fundamental para aqueles que desejam ser bons profissionais. É muito comum ocorrer imprevistos na cadeia logística e que ocasionam em eventos de sazonalidade, impedindo o funcionamento normal dos processos. Portanto, a proatividade auxilia no momento de atuar em situações não previstas.
 
Tecnologia
Em um mundo cada vez mais digital, ser um aliado da tecnologia é fundamental. Cada vez mais surgem novos softwares, tecnologias e inovações que auxiliam nos processos logísticos. Ser uma pessoa conectada e antenada com as tendências do mercado, auxilia os profissionais de logística serem mais eficientes e proporcionar serviços de qualidade, que atendam às necessidades do mercado.
 

Considerações finais

O mercado logístico tem crescido nos últimos anos e, consequentemente, a procura por profissionais de logística eficientes também.
Diante disso, se atentar as características buscadas por empresas nesses profissionais é essencial para entrar e permanecer no mercado de trabalho.
A terceirização é uma ótima opção para profissionais que desejam uma oportunidade nesse setor e para organizações que desejam contratar pessoas qualificadas com baixo custo. Se você deseja saber mais sobre a terceirização logística: clique aqui!
 
Publicado em 11 de abril de 2018. 
Atualizado em 8 de julho de 2022. 



Deltacooper

Fundada em 13 de setembro de 2000, a Deltacooper está entre as mais conceituadas cooperativas de trabalho para o setor de logística e transporte.


Saiba mais