Logística Sustentável: Por que é importante para sua empresa?

Sustentabilidade é uma tendência atual e os consumidores estão cada vez mais atentos a isso. Afinal, as mudanças climáticas começam a ser facilmente percebidas e tem contribuído para a conscientização de que precisamos fazer um esforço para economizar os recursos naturais e evitar que eles se esgotem no futuro.

 

O conceito de logística sustentável visa atingir esse objetivo, criando um sistema de transporte que não seja apenas econômico, mas também ambientalmente responsável.

 

Uma pesquisa constatou que 87% da população brasileira, em geral, prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. E 70% dos entrevistados disseram que não se importam em pagar um pouco a mais por isso.

Entendeu, através desses dados, como buscar meios para tornar as atividades da sua empresa mais sustentáveis é uma necessidade?

Continue lendo para saber mais sobre o que é logística sustentável e como ela pode ser implementada em sua empresa.

 

O que é logística sustentável?

Logística são os processos envolvidos na produção, armazenamento e distribuição de mercadorias. Essas ações causam impactos no meio ambiente, como emissões de CO2, poluição ou grandes quantidades de resíduos.

A logística sustentável incentiva o uso das melhores práticas nas operações de transporte e distribuição, como a redução dos impactos ambientais e do desperdício.

Além disso, considera também o impacto que uma empresa tem em sua comunidade, fornecedores e clientes.

Com o foco na sustentabilidade em mente, as organizações vêm incorporando estratégias de logística para reduzir os custos gerais e, ao mesmo tempo, ser mais conscientes do ponto de vista ambiental.

 

Como surgiu o conceito de logística sustentável?

O conceito de logística sustentável é derivado da Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1972. Na ocasião, a Organização das Nações Unidas (ONU) pautou a ideia de desenvolvimento sustentável.

Essa concepção reflete um modelo de desenvolvimento capaz de atender às necessidades das pessoas no presente, sem degradar os recursos naturais necessários às gerações futuras.

Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente vem crescendo em diversos cenários, incluindo o mundo corporativo.

Isso fez com que as indústrias mobilizassem um setor crucial: a logística. Com isso, estratégias e práticas de negócios ecologicamente corretas foram desenvolvidas e adotadas.

É assim que a logística sustentável surgiu, criando um novo diferencial competitivo para as empresas.

No Brasil o conceito passou a ser uma realidade desde que o Decreto 7.746 foi promulgado em 2012. Ele fornece diretrizes para quem tem interesse em seguir esse objetivo.

 

Principais diferenças da logística tradicional?

A logística tradicional não leva em consideração se as suas práticas são ecologicamente corretas ou não e, muitas vezes, afetam negativamente as comunidades locais com poluição sonora e do ar. Em alguns casos, seus processos levam até mesmo à extinção da fauna local.

Ao contrário da logística tradicional, a sustentável foi projetada para causar o mínimo de danos possíveis ao meio ambiente e à sociedade. Neste contexto, os impactos ambientais e sociais resultantes devem ser reparados.

Sendo assim, a principal diferença entre logística sustentável e tradicional é:

Tradicional: se concentra na redução de custos e, ao mesmo tempo, na maximização dos lucros - sem se preocupar com os impactos ao meio ambiente.

Sustentável: concentra-se em aumentar os lucros, minimizando o impacto ambiental.

 

Quais são os exemplos de logística sustentável?

Alguns exemplos de logística sustentável que podem ser adotados na sua empresa são:

Logística verde:

A logística verde é uma tendência que inclui o uso de práticas sustentáveis para otimizar o ciclo de vida dos produtos e ao mesmo tempo atender às necessidades dos clientes. Tem muitos benefícios, incluindo redução de custos, melhoria da eficiência e redução das emissões de carbono.

Algumas das práticas mais populares que demonstram bons resultados para o meio ambiente incluem: substituição da frota de veículos por modelos mais novos para minimizar a pegada de carbono, otimização de embalagens industriais para materiais mais ecológicos e treinamento contínuo de funcionários sobre sustentabilidade.

Logística reversa:

A logística reversa é um conceito que tem como função possibilitar a coleta e a devolução dos resíduos sólidos para reaproveitamento ou destinação final adequada. 

A ideia de logística reversa sustentável já existe há algum tempo e a prática tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos. Há muitos benefícios nesse processo, incluindo: redução de resíduos e menor impacto ambiental.

Isso pode ser feito de várias maneiras:

  • Incentivo aos usuários finais 

Você já pensou na utilização de um produto e como ele percorre cada etapa do seu ciclo de vida? 

Quando ele acaba ou não pode mais ser utilizado, o consumidor normalmente irá substituí-lo.

Então ao se dirigir ao ponto de venda, ele pode depositar o produto utilizado, que será devolvido ao fabricante ou realizado o descarte adequado. 

Em alguns casos, há benefícios para o consumidor que faz a devolução, como acontece com o desconto oferecido pela garrafa de Coca-Cola retornável, por exemplo.

 

  • Rotas de coleta 

A rota de coleta utiliza o planejamento logístico para que os veículos da empresa que saíram carregados para a entrega retornem cheios de mercadorias que foram descartadas/devolvidas. 

Essa ação tem como objetivo reinserir esses produtos no ciclo produtivo ou mesmo descartá-los corretamente. 

  • Logística colaborativa

As práticas de logística colaborativa aumentam a eficiência das cadeias de abastecimento. Essas práticas podem levar a economias significativas em impostos e custos logísticos - além de reduzir os impactos ambientais.

Veja alguns exemplos: 

  • Compartilhar as frotas de veículos; 

  • Partilhar rotas de transporte; 

  • Reaproveitar embalagens. 

 

Qual a importância e benefícios da logística sustentável para a empresa?

Cada vez mais pessoas estão se conscientizando sobre o meio ambiente, levando marcas a adotar práticas sustentáveis. 

Uma pesquisa da Opinion Box descobriu que um a cada três entrevistados estava preocupado com as ações sustentáveis adotadas pelas marcas que consomem, e 55% preferem empresas conhecidas por serem ambientalmente conscientes.

Além disso, o uso de logística sustentável cria economias significativas em todas as fases da cadeia de abastecimento. A redução de custos ajuda a garantir que uma empresa seja capaz de se manter lucrativa mesmo nesses tempos imprevisíveis.

 

Além da empresa, quem mais ganha com a logística sustentável?

A logística sustentável é benéfica não só para as empresas, mas para toda a sociedade e, principalmente, para o meio ambiente.

A preocupação crescente com a perda de florestas e preservação da biodiversidade é tão importante que muitas organizações tomaram medidas para implementar novos programas de reflorestamento. Essas operações buscam manter o equilíbrio natural do ecossistema, que muitas vezes é perturbado pelas atividades empresariais.

Os efeitos ambientais do transporte também são um tópico importante na logística sustentável. As empresas para atender às demandas acabam realizando práticas insustentáveis. 

Isso causa impactos negativos, como a contaminação do ar, da água e do solo, que podem ser percebidos em curto e longo prazo, impactando negativamente a vida humana e animal.

Dito isso, não fica difícil perceber os benefícios da logística sustentável para o planeta como um todo.

 

Como criar a logística sustentável na empresa?

É importante investir em uma estrutura logística sustentável. Para se ter uma ideia de por onde começar, reunimos os principais pontos que devem ser considerados quando se deseja trabalhar com soluções sustentáveis.

Otimize suas rotas

A otimização de rotas é uma iniciativa simples que pode ajudar a reduzir a emissão de gases tóxicos e ajudar na diminuição dos custos operacionais. Isso porque a operação de transporte será realizada de forma mais eficiente e o custo do uso do combustível como consequência diminuirá.

Outro benefício de otimizar as rotas está o aumento do nível de satisfação dos clientes, levando em consideração que a entrega será feita em menor tempo.

Modernize seus veículos

Ônibus e caminhões são apontados como os principais poluentes da atmosfera. Para diminuir as emissões gases tóxicos desses veículos, pode ser ótimo mudar para frotas com motores que contenham filtros especiais.

Além disso, faça manutenções regulares e preste atenção aos sinais dos veículos como cheiros anormais, fumaça e barulhos incomuns. Isso além de aumentar a segurança dos condutores também evita a emissão de poluentes na atmosfera.

Evite o desperdício de insumos

Como empresa, você precisa revisar seus processos operacionais e limitar o grau de desperdício que ocorre em cada etapa. Isso pode ajudá-lo a reduzir custos e otimizar seus recursos.

Entender como os descartes podem ser reaproveitados e reciclados também é muito importante. Por exemplo, as sobras da produção podem ser transformadas em composto para futuras hortas. 

A parceria com outras organizações nesse sentido também é válida. Doe ou até mesmo venda seus recicláveis a um preço mais baixo, além de promover uma destinação adequada, você pode lucrar com algo que seria jogado fora.

 

Obtenha a certificação ISO 14001 

A Certificação 14001 elaborada pela International Organization for Standardization (ISO), tem como objetivo é criar um sistema de gestão ambiental para que uma organização seja capaz de controlar seus impactos no meio ambiente por meio de práticas sustentáveis.

A ISO 14001 é aplicável a qualquer tipo de organização que busca obter um desempenho ambiental correto, atender às políticas ambientais ou demonstrar sua adesão a práticas sustentáveis. Ela confere maior credibilidade e competividade aos que são certificados.

 

Atuando de forma positiva na comunidade

Faça com que a localização da sua empresa prospere, promovendo o desenvolvimento da região e mantendo uma equipe local. Você também pode promover e participar de debates com pessoas em sua comunidade para fomentar a responsabilidade social.

 

Invista em consultorias

Se você está totalmente perdido e não tem nenhuma noção de logística sustentável, pode ser útil procurar uma consultoria especializada na área para auxiliar em cada etapa do processo.

___________

Gostou do conteúdo? 

Se estiver procurando mais informações úteis sobre as tendências logísticas, permaneça no blog e confira 5 principais tendências para esse mercado: clique aqui.




Deltacooper

Fundada em 13 de setembro de 2000, a Deltacooper está entre as mais conceituadas cooperativas de trabalho para o setor de logística e transporte.


Saiba mais