Logística Reversa: Entenda tudo do Conceito à Prática

Existem dois formatos de logística reversa: pós-venda e pós-consumo.  Em teoria, ambos passam por um ciclo em que o consumidor precisa retornar o item para o comerciante ou distribuidor.
Em seguida, este deve encaminhá-lo ao fabricante ou importador, que por fim deve dar uma destinação adequada para o resíduo (reciclagem, reutilização ou descarte).Continue a leitura e conheça o conceito de logística reversa, qual o seu objetivo e como aplicá-lo na sua empresa.
 

Qual o conceito de logística reversa?

A logística reversa reúne diversos processos e medidas que visam recolher e encaminhar resíduos pós-venda ou pós-consumo para o setor empresarial para reutilização ou descarte adequado dessas sobras.
Ainda, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída na Lei nº 12.305 entende-se por logística reversa:
“instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”
 

Qual é o principal objetivo da logística reversa?

A logística reversa tem como principal objetivo proteger a saúde pública, bem como o meio ambiente de resíduos gerados pela sociedade em geral e que possam causar prejuízos.
Com esse processo, é possível gerar menos lixo por meio do reaproveitamento e reciclagem. No entanto, os resíduos que não puderem ser reutilizados receberão o tratamento correto e destinação adequada.
 

Quais são os tipos de logística reversa?

Conforme mencionamos acima, existem dois formatos de logística reversa, o pós-venda e o pós-consumo. Conheça abaixo como funciona cada um deles.
Pós-venda:
No fluxo de devoluções pós-venda o produto é devolvido à cadeia de distribuição antes mesmo de ser utilizado ou com pouco tempo de uso.
Quando isso acontece, a empresa precisa planejar o recebimento e o transporte dos produtos. Normalmente, eles podem ser reintroduzidos no mercado após sofrerem alterações.
Alguma situações em que isso acontece são:
  • · Defeitos no produto (mal funcionamento, falhas...);
  • · Avarias;
  • · Danos causados durante o transporte (riscados, quebrados, amassados...);
  • · Pedidos enviados incorretamente (cor, tamanho, modelo...);
  • · Prazo de validade expirado;
  • · Necessidade de recall (quando o fornecedor precisa retirar um produto do mercado pois ele pode apresentar riscos aos seus consumidores);
Pós-consumo:
No pós-consumo, as mercadorias são compradas, usadas e descartadas.  E do mesmo modo que na logística reversa de pós-venda, as empresas precisam estar preparadas para receber os resíduos de volta e fazer a destinação correta de acordo com as necessidades.
Quando isso acontece, há três possibilidades.
  • 1. Se o item ainda tiver condições de uso pode ser reutilizado.
  • 2. Algumas partes/peças do produto podem ser reaproveitadas.
  • 3. Não há mais como utilizar, então o item precisa ser descartado adequadamente.
 

Existe obrigatoriedade de logística reversa para indústria?

Algumas empresas são obrigadas por lei a estruturar e implementar sistemas de logística reversa.
Portanto, se você é fabricante, importador, distribuidor ou comerciante de uma das categorias que citaremos abaixo, fique ciente desse dever:
· Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso, observadas as regras de gerenciamento de resíduos perigosos previstas em lei ou regulamento, em normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa, ou em normas técnicas;
· Pilhas e baterias;
· Pneus;
· Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
· Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
· Produtos eletroeletrônicos e seus componentes. 
 

Como aplicar a logística reversa?

Agora que você já conhece os conceitos e já entendeu melhor como funciona o processo de logística reversa, veja como colocá-lo em prática.
Primeiramente, estabeleça uma política de devoluções e trocas. Isso facilita para o consumidor que precisa retornar alguma mercadoria.
Em seguida, você precisa criar um planejamento de resíduos sólidos. O Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental disponibilizam um passo a passo para você criar o seu.
Depois é só colocar em prática cada etapa para obter os benefícios que vamos citar a seguir. Confira!
 

Quais são os benefícios da logística reversa?

Ao optar pela logística reversa, em primeiro lugar, você cumprirá com a lei. Isso evita problemas legais e prejuízos para a empresa.
Além disso, não podemos esquecer de um dos fatores mais importantes: preservar o meio ambiente.
A saúde e segurança pública é outro aspecto a ser considerado, tendo em vista que alguns itens são inflamáveis e tóxicos, apresentando riscos para a população.
Uma vantagem de aplicar a logística reversa é conquistar o público consciente com essas questões. Favorecendo a imagem e reputação da empresa.
Uma pesquisa realizada pelo Union + Webster, aponta que 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis.
O controle de qualidade é outro benefício da logística reversa no formato pós-venda, pois é possível monitorar a quantidade de itens que retornam por falhas e erros evitáveis.

 

Considerações finais

Conforme você pôde ver ao longo desse artigo, a logística reversa é obrigatória para alguns tipos de empresas.
No entanto, todos os segmentos podem aderir a esse processo, já que traz diversas vantagens para a instituição, sociedade e meio ambiente.
Para que este e outros processos sejam bem executados, é preciso profissionais capacitados. Você sabia que a Deltacooper é uma cooperativa de trabalho formada por profissionais especializados no mercado logístico? Entenda como atuamos.
 



Deltacooper

Fundada em 13 de setembro de 2000, a Deltacooper está entre as mais conceituadas cooperativas de trabalho para o setor de logística e transporte.


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