Gestão de Armazéns: Características e Tendências

 

A eficiência da logística depende diretamente de uma boa gestão de armazéns, e isso envolve desde a disposição do layout até os equipamentos utilizados na armazenagem.
Uma cadeia de suprimentos saudável é composta de vários estágios que devem ser interligados de forma a evitar gargalos ou lacunas. Um desses processos é o armazenamento.
Abaixo estão as vantagens de um gerenciamento eficaz de armazéns, bem como algumas tendências do setor. Confira!
 
 

O que é gestão de armazéns?

Gestão de armazéns é o processo de manuseio, armazenamento e distribuição de produtos em um armazém. Envolve três etapas principais: recebimento, estocagem e envio.
  • Recebimento: Abrange o controle de notas ficais, controle de qualidade e características do produto e alterações nos pedidos. Essa etapa também faz a verificação de discrepâncias entre um pedido e a ordem de compra;
  • Estocagem: Se preocupa com a organização e regras para eficiência de movimentação, separação e embalagem;
  • Envio: Processo de pesagem e envio de mercadorias. A eficácia está relacionada a fatores como a localização do depósito e o modo de transporte.

O gerenciamento de armazenamento é muito mais do que alocar coisas em locais apropriados. É também uma questão de organização e monitoramento do ciclo de vida e uso de produtos para manter os custos baixos.
Usando softwares, veículos, scanners e outros, é possível automatizar o processo de manuseio de mercadorias em todas as etapas do transporte em um armazém.
 
 

Vantagens de uma gestão de armazéns eficaz

A gestão de armazéns promove inúmeros benefícios, principalmente para empresas com grande volume de mercadorias em estoque. Dentro os principais podemos citar:
- Economia de tempo e dinheiro;
- Redução de impactos ambientais em todos os processos que envolvem a cadeia de suprimentos;
- Agilidade na movimentação das mercadorias;
- Precisão na identificação dos produtos;
- Otimiza o espaço e maximiza o potencial o armazém;
- Maior controle dos processos;
- Inventários mais precisos;
- Promove entregas dentro do prazo, impactando na satisfação no cliente;
- Aumenta a produtividade da equipe.
 
 

Quais são as características de uma boa gestão de armazéns?

Para fazer uma boa gestão de armazéns em logística, existem algumas boas práticas:
 

Mapear processos


O setor é um sistema complexo com uma variedade de processos. É interessante mapear cada processo e ver como eles se encaixam. Para garantir que tudo corra bem, é importante saber quais pessoas e recursos serão necessários para cada processo.
 
 

Organizar o layout do armazém

O layout e o método de endereçamento desempenham um grande impacto na facilidade de os colaboradores encontrarem o que procuram, bem como na gestão de armazéns.
É melhor alocar seus itens de acordo com o volume de vendas, mas outros fatores como valor agregado, perecibilidade, peso e tamanho também devem ser levados em consideração.
Use o espaço disponível em todo o seu potencial e seja criativo. A expansão de um depósito nem sempre é viável, mas existem maneiras de fazer bom uso do espaço vertical disponível.
Este sistema promove maior agilidade, além de usar menos espaço de armazenamento, pois as coisas estão organizadas.
 
 

Ter uma equipe bem treinada

Os especialistas que atuam no setor precisam de habilidades para realizar tarefas, saber usar as ferramentas escolhidas para a automação e, principalmente, ter um entendimento básico de gestão de armazéns.
Ao fornecer treinamentos contínuos, realizar cursos e workshops para sua equipe e reciclar conhecimentos entre os funcionários, você pode aumentar a eficiência no setor e evitar que as taxas de rotatividade aumentem desnecessariamente.
 
 

Contar com as ferramentas adequadas

A gestão de armazéns requer um alto nível de controle e coordenação para minimizar custos e aumentar a capacidade de atendimento da empresa.
Para isso, é ideal contar com o WMS (Warehouse Management System), um software de gerenciamento de armazém capaz de melhorar a eficiência de sua operação, eliminando estoques ambíguos, veículos de transporte ociosos, entre outras coisas.
 
 

Monitorar os resultados

Uma vez que um sistema esteja configurado corretamente, apenas monitore seu desempenho para ver se ele está atendendo às suas necessidades de negócio. Isso permite que você tenha mais controle sobre o gerenciamento do armazém e seus processos.
 
 

Quais as tendências para gestão de armazéns?

A gestão de armazéns é uma das partes mais importante da gestão da cadeia de abastecimento. Não é à toa que novas tecnologias surgem a cada ano para facilitar e agilizar os processos do setor. Nesse sentido, confira a seguir as principais tendências da área:
 
 

1- Uso de dispositivos robóticos na gestão de armazéns

O uso de dispositivos robóticos no gerenciamento de armazéns está aumentando rapidamente.
A introdução de robôs no processo de gerenciamento de depósito oferece uma solução mais eficiente e flexível. Eles podem levantar itens pesados, trabalhar com maior agilidade e têm a capacidade de escanear prateleiras com eficiência e identificar produtos à medida que são estocados.
 
 

2- Uso de drones para inventário

As interações dos sistemas WMS com os drones para a realização de inventários são tendências que estão se popularizando. Elas costumam ser eficazes, desde que os processos, sistemas e layouts e outros fatores da gestão de armazéns funcionem adequadamente.
 
 

3- Foco na logística verde

Sustentabilidade em logística é um tema importante que vem sendo amplamente discutido e continuará sendo uma forte tendência para os próximos anos.
Além de proporcionar benefícios para a sociedade e o meio ambiente, a logística verde tem uma série de vantagens que trazem redução de custos, promoção eficaz da marca e aumento da fidelidade do cliente.
 
 

4- IoT para visibilidade de ativos

O principal problema para logísticos em armazéns é lidar com a visibilidade do estoque (saber onde cada item está localizado, para onde está a caminho, para qual armazém está a caminho etc.)
Ao usar a IoT, a cadeia de suprimentos se tornará transparente, possibilitando ver onde cada item está localizado em tempo real.
 
O armazenamento eficaz é um ativo indispensável para qualquer empresa com grande estoque. A gestão de armazéns garante que os itens sejam armazenados corretamente com base em sua vida útil ou outros parâmetros, como demanda do cliente ou sazonalidade.
Essas operações podem economizar significativamente tempo e dinheiro gasto em espaço, otimizando o layout da instalação para que os trabalhadores possam facilmente encontrar, movimentar e operar os itens solicitados.
 
Agora que você conhece tudo sobre uma gestão de armazéns eficaz, confira tudo o que precisa saber sobre a cadeia logística: clique aqui!
 



Deltacooper

Fundada em 13 de setembro de 2000, a Deltacooper está entre as mais conceituadas cooperativas de trabalho para o setor de logística e transporte.


Saiba mais