A Importância da Logística para as Empresas

A logística é um dos setores mais importantes de uma empresa que busca desenvolver processos produtivos, ágeis e econômicos. Ela agrupa todas as atividades ligadas à posse e movimentação de insumos e produtos de uma organização, como previsão de demanda, gestão dos estoques, transporte, armazenagem e redes de distribuição.
Pela grande variedade de processos, o que torna o setor um tanto complexo, é necessário que haja uma gestão ativa, inteligente e baseada em dados. O ideal é que aconteça uma logística integrada, na qual todas as etapas da cadeia logística sejam gerenciadas por um mesmo sistema, o que auxilia na estratégia, no controle e na qualidade de todo o fluxo, desde o fornecimento de um produto até a entrega ao cliente.
 

O que é logística?

A logística é uma área da administração dedicada ao gerenciamento do fluxo de matérias primas e produtos, desde a produção/contratação do insumo até a entrega do produto final ao consumidor, visando eficiência de custo e tempo influenciando positivamente na satisfação do consumidor.


Qual a importância da logística para as empresas?

Os custos logísticos são um dos que mais comprometem o orçamento de uma empresa. Segundo uma estimativa da Associação Brasileira de Movimentação Logística (ABML), esses valores podem comprometer até 19% do faturamento total das organizações. Por aí já é possível ter uma ideia de quão importante é uma gestão que consiga identificar e mensurar esses custos.
Além disso, entregas dentro do prazo estabelecido, com produtos sem avarias, na quantidade certa e no local especificado são extremamente importantes para a conquista da satisfação e fidelização de clientes. Afinal, esse é um diferencial competitivo que conta, e muito.
 

Qual a diferença entre logística empresarial, integrada e reversa?

Logística Empresarial
A logística empresarial é uma área da administração responsável por gerenciar todos os processos relacionados a produção de uma empresa.
Ela administra os recursos financeiros, a estocagem, os insumos etc.

Logística integrada
A logística integrada tem como objetivo unir todas as partes da cadeia logística de uma organização, do setor de compras ao de entregas.
Quando ela é aplicada, é possível ter um maior controle das atividades e produtividade e, além disso, otimizar processos.

Logística Reversa
A logística reversa é responsável por recolher e gerenciar os produtos no pós-venda ou pós-consumo. Esse processo tem como objetivo destinar os produtos de forma correta para sua reutilização ou reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Vale ressaltar que os resíduos que não podem ser reciclados, neste conceito, devem ser descartados de forma ecologicamente correta.
 

Quais os benefícios de contar com uma logística eficiente?

Seja para as grandes organizações ou pequenas e médias empresas, uma logística eficiente é uma das peças essenciais para uma trajetória de sucesso. Por isso, muitas delas veem a área como parte estratégica da gestão, na medida em que planeja, controla e executa todas as etapas ligadas a mercadorias e insumos.
Veja agora alguns benefícios da área:

Visão completa
A partir de uma logística integrada, a empresa passa a ter conhecimento de todos os processos que envolvem seus produtos e materiais, de forma com que compreenda as necessidades de cada etapa e desenvolva um planejamento que contemple melhorias em cada uma delas.

Aumento da produtividade
Com todas as etapas controladas e organizadas, a empresa consegue desempenhar suas atividades com mais produtividade. Isso porque é possível estruturar melhor suas equipes e gerir todo o fluxo logístico do início ao fim com mais eficiência. Consequentemente, se ganha em produtividade.

Redução de custos
Como comentamos, o setor de logística é um dos que mais comprometem o faturamento de um negócio. Porém, quando há uma logística integrada, há uma diminuição de erros e falhas nos processos, envolvendo todas as etapas, além do controle das atividades dos colaboradores, o que auxilia na redução da ociosidade. Tudo isso contribui para uma redução significativa dos gastos.

Gestão estratégica
Uma das principais vantagens de uma logística eficiente é a inteligência na gestão de todos os processos que a envolvem. Tarefas como armazenagem e distribuição, por exemplo, ganham uma visão mais estratégica, de forma a contribuir com os resultados da empresa.
Além disso, hoje é possível contar com uma série de sistemas e softwares de gestão, os quais integram informações e possibilitam uma tomada de decisão mais rápida, assertiva e consciente.

Ampliação dos resultados
A partir do momento em que uma empresa investe em uma logística inteligente, automaticamente os seus resultados começam a melhorar. Isso porque o controle dos funcionários, processos e equipamentos envolvidos em toda a cadeia ampliam a produtividade e o alcance das metas pré-estabelecidas.
Outro ponto importante é o diferencial competitivo. Afinal, em uma realidade de alta competitividade, ter todas as etapas sob controle, de forma a satisfazer os clientes, é um reforço bastante importante para resultados positivos.

Quais são os profissionais envolvidos?

A procura por profissionais de logística vem aumentando nos últimos anos, desde que as empresas começaram a ver o setor de forma estratégica e imprescindível para os bons resultados de todas as outras áreas envolvidas.
Entre os profissionais mais requisitados para o setor logístico é o gerente de logística, responsável por administrar todas as operações, o gerente de compras e de planejamento, o analista de logística, que faz a análise dos números envolvidos nos processos e o Diretor da Rede de Suprimentos, responsável por todo o fluxo da cadeia de suprimentos.

Tendências para logística em 2022

Investimento em tecnologia
O objetivo do investimento em tecnologia é fazer um gerenciamento de risco mais eficaz, através de ferramentas que permitem aprimorar o planejamento da demanda.
Ela facilita a identificação de falhas e sua rápida correção, minimizando as consequências de falhas no processo.

Uso de drones
Os drones são equipamentos que está conquistando o mercado de logística em 2022, isso porque eles conseguem entregar produtos de forma mais rápida e com menor custo.
Essa tendência já começou aqui no Brasil através da autorização concedida pela Anac ao iFood para a realização das entregas por drone.

Sustentabilidade
De acordo com uma pesquisa da Union + Webster, divulgada pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.
Diante disso, as empresas estão se mobilizando para tornarem suas ações mais sustentáveis. Na logística, elas têm investido em transporte limpo e sem emissão de CO² e a otimização da distribuição através da redução dos trajetos.

Rastreamento de frotas
O uso de tecnologia para a gestão de frotas será uma forte tendência, pois através dele é possível fazer o acompanhamento de todo o trajeto realizado pelos veículos de transporte das cargas.
Sendo assim, além de conseguir ter um controle maior da jornada da carga, ainda proporciona mais segurança aos colaboradores e contribui para a redução de perdas.  
 

Considerações finais

A logística é um setor essencial para que as empresas proporcionem aos seus consumidores uma boa experiência de compra, além de contribuir para a melhoria dos processos de gestão da empresa.
Com o avanço da tecnologia, os processos se tornam mais eficientes e amplia a possibilidade de entender, atender e mensurar a satisfação dos consumidores. Com esse conhecimento, é possível fazer correções, aprimorar processos e gerar melhores resultados para as empresas.

E, se a missão do crescimento da empresa passa por investir na satisfação dos consumidores, é importante conhecer um pouco mais sobre como a sustentabilidade tem contribuído para atrair e fidelizar clientes com a logística sustentável: clique aqui e confira mais sobre esse assunto!
Agora, se você busca profissionais de logística, conheça agora os diferenciais da Deltacooper, uma cooperativa de trabalho composta por profissionais de logística.
 



Deltacooper

Fundada em 13 de setembro de 2000, a Deltacooper está entre as mais conceituadas cooperativas de trabalho para o setor de logística e transporte.


Saiba mais