Logística empresarial: conheça os seus benefícios

A cadeia de processos de compra vai da venda até a entrega e a Logística Empresarial aborda boas estratégias para evitar prejuízos. Ela não está só relacionada ao transporte de insumos e produtos.  Por este motivo, as empresas necessitam modificar suas estratégias e planejamento, de forma a adequar-se às novas exigências da sociedade. Acompanhe nessa leitura como funciona, e dicas que podem te ajudar no sucesso de uma das áreas mais importantes da sua empresa. 

O que é Logística Empresarial

 A logística empresarial traz vantagens competitiva, pois otimizam atividades de forma integrada e coordenada, é um conjunto de atividades de compra, movimentação e armazenagem, ela define os fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, otimizando os serviços e consequentemente as entregas. As empresas produzem mais e em menos tempo, ganhando qualidade e economia. 

Quando surgiu a logística empresarial

Motivado pela nova atitude do consumidor, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação dos clientes. E por volta de 1960 surgiu o conceito LOGISTICA EMPRESARIAL. E nos anos 70 se consolidou a prática.

No início a logística era vista apenas com os valores agregados a venda, e aos processos de fabricação. Com o passar dos tempos, foi tornando perceptível a logística do pós-venda.   

Qual a objetivo da logística empresarial

Objetivo básico é o de assegurar que o cliente obtenha o maior proveito e valor por sua compra.

E a logística empresarial consegue isso através do planejamento, criação de estratégias e monitoramento dos ciclos da compra e entrega, para que sejam coordenadas e controladas, isso aumenta a competividade e reduz custos. Em resumo as principais implicações da logística empresarial são:

·         Distribuição mais rápida.

·         Menores custos de distribuição.

·         Menores volumes e custos de estoque

·         Menos perda de produtos / avarias.

·         Reações mais rápidas às mudanças na demanda.

·         Melhor serviço ao cliente. 

Quais as áreas funcionais da logística empresarial 

Pode-se afirmar que, um dos objetivos que a logística empresarial influência é o aumento do grau de satisfação do cliente e, para atingir essa meta, é necessário aplicá-la às estratégias logísticas em todas as áreas em campos de atividades como: 

·          Produção: Manutenção de uma excelente qualidade; comprimir o estoque e o que existe na produção;

·          Abastecimento de materiais e componentes: abastecimento sincronizado com a produção; com um Lead Time (tempo de controle da produção)breve; abastecimento de materiais e componentes de qualidade elevada; abastecimento a custos limitados; respondendo com flexibilidade às variações da produção;

·         Projetos e tecnologias: unificação dos componentes; projeto orientado à facilidade de manutenção; sincronização da vida útil dos componentes de montagem; projeto de produtos facilmente transportáveis; modularização da embalagem; projeto orientado à segurança, com economia dos componentes de matérias-primas, recuperação e reutilização das mesmas;

·         Distribuição física: breve Lead Time entre o recebimento dos pedidos e a expedição; distribuição física com expedições sem erros, respeitando os tempos de entrega desejados pelos clientes, custos reduzidos, em condições de responder aos picos da demanda;

·         Marketing e venda: reorganização dos canais distributivos até os clientes; modalidades dos empenhos de distribuição física entre os encarregados das vendas, modalidades relativas aos serviços de entregas, ideais do after service (após a oferta do serviço), exposições e amostra dos produtos nas lojas. 

Como você viu para satisfazer as exigência, a preocupação não deve ser só sobre a entrega, a logística empresarial veio para que se planeje e execute em todos os setores estratégias, contribuindo para a excelência no processo. Gostou? Confira o que é modal de transporte e como ele se divide no Brasil.

 

 

 

 

 

 

 




Deltacooper

Fundada em 13 de setembro de 2000, a Deltacooper está entre as mais conceituadas cooperativas de trabalho para o setor de logística e transporte.


Saiba mais